domingo, 27 de outubro de 2019

Começando a criação de um Deshboard


Fonte: : https://blog.sage.com.br/wp-
content/uploads/2015/09/10_dicas_blog_sage_negocios.png

    Antes de iniciarmos a implementação de um deshboard propriamente dito, após definida a base de dados, temos que definir o objetivo, tendo em mente que todo deshboard deve apresentar os indicadores que serão relevantes para a tomada de decisão, respondendo as perguntas fundamentais sobre a gestão do negócio. Em seguida, devemos escolher o tipo de deshboard que melhor atendem às diversas demandas da empresa. Além disso, criar um esboço do dashboard será muito importante por que você poderá rascunhar o seu projeto de forma que poderão ser verificados erros ou incluir novas ideias que por ventura possam surgir, com isso, você conseguirá validar os dados. Devemos também criar o layout sem esquecer-se de que a concepção gráfica é primordial para o sucesso do projeto. Por fim, faremos a escolha do software para realizar o projeto, buscando aquele que melhor atenda nossas demandas, permitindo ao gestor ter uma visão centralizada dos processos de gestão com precisão e em tempo real, além de permitir a geração de relatórios, ou seja, possibilitando a visualização dos dados de diversas formas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Por que usar um dashboard na minha empresa?


Olá pessoal!!

No post anterior foi apresentado o conceito de um dashboard e pra que ele serve. Mas a pergunta que vocês podem estar se fazendo é: Por que eu deveria usá-lo no meu negócio? Responderemos essa pergunta nesse post.

Um dashboard é um auxiliador nas tomadas de decisões, isso por que ele consegue reunir em tempo real todas as informações mais importantes para a empresa. Além disso essas informações são confiáveis, pois são extraídas da própria empresa através dos sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning - Planejamento dos recursos da empresa) instalados e que integram os diversos departamentos existentes. O ERP é um software que possibilita a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

Sendo assim, um gestor em um momento de tomada de decisão pode analisar as informações apresentadas no dashboard e decidir qual é a melhor estratégia a seguir para resolver um problema ou avançar com o seu negócio. Por exemplo, o dashboard pode apresentar informações sobre os produtos mais vendidos de uma loja, através dessas informações o gestor pode decidir quanto desses produtos ele deve produzir (caso a loja produza seus próprios produtos), ou deve solicitar ao fornecedor.

Sabemos que para uma empresa, principalmente as que estão começando, gastar de dinheiro ou tempo com algo que não gera renda é colocar em risco o negócio. Por isso a importância de se usar o dashboard, pois ele permite ao gestor tomar decisões confiáveis sem colocar em riscos seus negócios por causa de decisões impensadas e com base em achismos.

No próximo post listaremos alguns benefícios de se usar um dashboard. Até mais!







Saiba mais sobre os sistemas ERP: https://www.pwi.com.br/blog/o-que-e-sistema-erp/

 


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O que é um Dashboard?

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Dashboard, uma palavra de origem inglesa, e toda vez que me deparo com uma expressão estrangeira que não conheço, arrisco coloca-la no tradutor pra ver no que dá. Bom, nosso querido Google Tradutor nos dá os resultados de: "painel de controle",  "painel de instrumento", "painel de carro"... Ok, já sabemos que se refere à algum tipo painel que exibe informações, e nesse blog nós trataremos de painéis no contexto de TI, idealizados para auxiliar na tomada de decisão.

Certo, mas o que tem nesse Dashboard? O que posso fazer com e ele?


Fonte:engenheiradoexcel.com.br/

Nele você pode visualizar informações, principalmente indicadores com métricas e dados de processos que estão acontecendo de forma centralizada. Em uma única tela pode-se acompanhar a saúde da empresa, ter uma noção global do processos, um panorama dos indicadores da performance e toda e qualquer informação que tenha valor para seu negócio ou gestão. Todos esses dados organizados de forma inteligente irão auxiliar o gestor a tomar a melhor decisão naquele momento.

Fonte: www.opservices.com.br