sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Dashboard em diferentes níveis organizacionais


fonte: https://wiki.redejuntos.org.br/trails/fazer-gestao-de-projetos-estrategicos

Nível Estratégico.

               Dashboards aplicados no nível estratégico permite aos gestores da empresa direcionar recursos para atingir objetivos a longo prazo. O tipo de informação presente tem caráter comparativo e, muitas vezes leva em consideração dados de exercícios passados que permitam fazer comparações sobre a evolução do negócio. 

Nível Tático.

               Os dashboards a nível tático devem permitir que os gestores façam investimentos a médio prazo. Ele parece com os dashboard a nível estratégico com a diferença de que estes são de responsabilidade da alta gerência permitindo o cruzamento de informações que podem levar a mudanças operacionais.

Nível Operacional.

            No nível operacional os dashboards apresentam as métricas que devem ser acompanhadas pela equipe operacional garantindo assim um alto desempenho da empresa. Esse dashboard deve está disposição dos seus operadores permitindo a identificação de problemas e falhas nos processos representados pelos indicadores.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Os 9 tipos de visualização de dados mais usados

  1. Números

  2. A forma mais simples, objetiva e de fácil leitura. Dá um rápido entendimento de um KPI. Recomendado para mostrar os dados mais importantes de forma resumida, por isso usado em exagero pode tornar o dashboard superficial e visualmente poluído. Um indicador comparando o período atual com o anterior facilita o entendimento do usuário.


  3. Gráfico de linha

  4. Seu propósito é mostrar como os dados mudam ao longo de um perído de tempo. Para facilitar a leitura, mantenha o número de linhas (variáveis) o menor possível.


  5. Mapas

  6. Mostram dados geográficos. Devem ser evitados para outros tipos de dados e, quando usados, não devem conter marcadores de localidade para não comprometer sua legibilidade.


  7. Gráfico de barra

  8. São perfeitos para comparações e se os rótulos são muito longos. Ordene-o por valor ou por ordem alfabética.


  9. Gráfico de pizza

  10. Demonstram a composição de uma variável em período fixo de tempo. Use quando a soma das partes resulta em 100% e evite usar uma quantidade grande de partes.


  11. Gráfico de velocímetro

  12. Mostram um valor único dentro de um total, por exemplo, o valor atual comparado com o objetivo.


  13. Gráfico de dispersão

  14. Mostra correlação em um conjunto grande de dados, por isso não deve ser usado caso esses dois requisitos não existam.


  15. Gráfico aranha

  16. Usado para avaliar duas ou mais coisas usando mais de três aspectos que podem ser quantificados de forma similar.


  17. Tabela

  18. Mostram uma grande quantidade de dados de forma precisa e simples. Pode ser facilmente usada e entendida por qualquer tipo de usuário devido a sua tradicionalidade.



Fonte: Datapine