sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

15 regras para um dashboard perfeito

Tão importante quanto o código por trás do dashboard é a interface à frente. Ela é responsável pela comunicação do sistema com o usuário, logo a aplicação de padrões de design ajudam a sua usabilidade.



  1. Foque em um alvo
  2. Tenha sempre em mente seus objetivos e seus usuários. Eles são fundamentais para definir o que e como será exibido.

  3. Mantenha tudo ao alcance da visão
  4. Mostre toda a informação relevante sem a necessidade de interação do usuário.

  5. Mantenha a simplicidade
  6. Tudo o que é desnecessário deve ser removido, caso contrário pode se tornar um obstáculo para o usuário.

  7. Alinhe os elementos
  8. Uma melhor organização visual ajuda na comunicação da informação além de passar um aspecto mais profissional.

  9. Seja consistente
  10. Consistência facilita o aprendizado do usuário e a operação do dashboard.

  11. Destaque as informações mais relevantes
  12. Organize as informações de acordo com uma hierarquia de importância.

  13. Seja claro
  14. Use legendas e outras ferramentas para comunicar as informações de forma clara.

  15. Comece do zero
  16. Gráficos com eixos devem ser usados com cuidado.

  17. Diminua os números
  18. Mostre a quantidade de casas decimais necessárias para passar uma ideia geral.

  19. Mostre o contexto
  20. Números só possuem significado em meio a um contexto.

  21. Escolha as cores certas
  22. Siga convenções de significados, mantenha padrões do dashboard e considere que seu usuário pode ser daltônico.

  23. Crie dashboards, não relatórios
  24. Dashboards servem para dar uma ideia geral, por isso nem todos os detalhes são bem-vindos.

  25. Mostre variações
  26. Indique como os números atuais se comparam com os anteriores.

  27. Deixe o ruído de fora
  28. Não sugira relações que não existem.

  29. Escolha o gráfico certo
  30. Cada tipo de gráfico possui suas características próprias e é mais adequado para certos objetivos.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Como ter sucesso com o dashboard de gestão de projetos?

Olá pessoal,

Semana passada começamos a falar sobre o uso do Dashboard na Gestão de Projetos. Hoje falaremos sobre como um gestor pode ter sucesso usando o dashboard na gestão dos seus projetos.

Segue abaixo a lista das medidas que devem ser adotadas para que o uso do Dashboard na Gestão de Projetos seja um sucesso:

1. Use o dashboard como inteligência de negócio
 
O dashboard não deve ser usado pelo gestor apenas para o acompanhamento dos projetos em andamento. Ele deve ser utilizado para insights e tomadas de decisão em todo o negócio;

2. Apresente as informações mais relevantes para as decisões estratégicas
 
Antes do dashboard ser utilizado na gestão de projetos é preciso saber com exatidão quais perguntas ele irá responder. Depois de ter feito um mapeamento bem feito dos dados mais relevantes e das informações decisivas para a estratégia é que vai ser possível configurar adequadamente o que o dashboard deverá monitorar e apresentar.

A depender dos objetivos da gestão, o dashboard poderá exibir informações sobre o andamento dos projetos, vendas, finanças, produção e etc. Isso permite que os resultados sejam analisados possibilitando modificações na estratégia ou intensificação nas ações.

3. Compartilhe o dashboard de gestão de projetos
 
Ao fazer a analise das tecnologias disponíveis é preferível que o gestor escolha aquela que permite o compartilhamento dos indicadores de desempenho com toda a equipe. Assim, todos que estão envolvidos com o projeto estarão empenhados em suas metas, e atingirão os resultados com maior precisão.

4. Garanta que as informações do dashboard estejam integradas
 
Ao invés de usar soluções que necessitam de coleta e inserção manual de registros, é ideal optar por ferramentas que usam diferentes fontes de dados de forma autônoma e unificam as informações que foram coletadas.
 
Assim a medida que o sistema é alimentado com informações pela equipe, o dashboard é atualizado em tempo real.

5. Evite alterar o dashboard
 
Depois que o dashboard é criado ele passa a ser consultado com frequência, tornando-se parte da cultura organizacional do negocio e serve como um termômetro tanto para os gestores quanto para a equipe. Por isso, é necessário evitar que indicadores sejam incluídos ou excluídos todos os dias, pois isso prejudicaria muito a estabilidade do dashboard.
 
Alterações podem ser feitas desde que, elas tenham sido bem estudadas e aprovada por todas as partes interessadas antes que seja implementada. 












sábado, 7 de dezembro de 2019

Como o dashboard auxilia na gestão de projetos?

Olá!

Depois de termos introduzido o Dashboard, hoje falaremos sobre o seu uso na Gestão de Projetos. Afinal de contas estamos falando dos Dashboards por que esse é o nosso tema de seminário na disciplina de Gerência de Projetos, então devemos saber o que ele trás de beneficio para essa área.

Nos dias de hoje, ter sucesso na gerência de projetos não é apenas um diferencial competitivo entre as empresas, mas também é uma questão de sobrevivência. Isso por que, o gerenciamento de projetos é uma questão importante na otimização de resultados.

Sendo assim, o dashboard pode ser usado para que gestores e empresários possam, de maneira sistemática, ter acesso as informações mais importantes sobre o desempenho e a evolução de um projeto. Com essas informações é possível controlar prazos, custos, riscos, recursos humanos, contratações e etc. de um projeto.

Uma outra vantagem do uso de dashboards na gerência de projetos é que, através das informações apresentadas, os gestores podem detectar áreas onde é necessário que haja uma maior concentração dos esforços ou detectar informações que precisam receber maior atenção, pois são realmente relevantes para o projeto.

Abaixo se encontra um exemplo de Dashboard de Gerenciamento de Projetos:
 


Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/como-um-dashboard-para-gestao-de-projetos-pode-ajudar-nas-decisoes/
https://blog.luz.vc/excel/confira-10-exemplos-de-dashboards/

Ferramentas On-line e com versões grátis.

                  Neste post apresento 4 sites para criação de Deshboarde on-line e que possuem versões grátis.

1º - DataDeck

      O DataDeck, um dos mais usados pelas grandes corporações, possue mais de 100 fontes de dados para integrar tudo em um só Deshboard, algumas dessas fontes são redes sociais.
       As sincronizações entre as fontes de dados e o DataDeck são práticas e a ferramenta possui templates para te ajudar a montar o dashboard ideal para o seu negócio.    


Fonte: https://www.datadeck.com/
Saiba mais neste link: https://www.datadeck.com/

2º - Google Data Studio

         O Google Data Studio integra diversas fontes de dado do próprio Google como o Google Analytics, Google Ads e qualquer outro dado que você coloque na Planilha do próprio Google.
           O Google Data Studio é uma ferramenta muito simples e muito intuitiva, sua única desvantagem é que ele não integra com nada além dos produtos do próprio Google.

Fonte: https://datastudio.google.com/overview

Visite o site através deste link: https://datastudio.google.com/overview

3º - Zoho

                O Dashboard do Zoho permite que você integre mais de 100.000 fontes de dados com a ferramenta. É possível importar de diversas fontes como diferentes tipos de arquivos como CSV, HTML,XML entre outros.
               A ferramenta é muito simples, toda baseada em “selecionar e arrastar” facilitando a  montagem do seu dashboard e já vem também com templates prontos!
         Mesmo na versão free, é possível criar ilimitados números de Dashboards na ferramenta. Porém existe uma limitação quanto ao número de pessoas que podem ter acesso, sendo apenas duas na versão free. Então se o Dashboard é só para você e mais uma pessoa, o Zoho pode ser uma opção bem viável.
Fonte: https://www.zoho.com/

4º - Cyfe

                Essa ferramenta permite que em um único Dashboard você obtenha dados desde CRM e de ferramentas como Google Analytics, como também de diversas redes sociais. Além disso possui um modo “televisão”, que permite que mais de um dashboard fique na tv, trocando automaticamente de um para o outro.
           Para versão paga existem algumas funcionalidades diferentes, como alertas via SMS ou email. A Cyfe possui muitas outras funcionalidades interessantes.
Fonte: https://www.cyfe.com/
Acesse aqui para conferir: https://www.cyfe.com/
             Espero ter ajudado você com essas dicas, é muito importante escolher uma boa ferramenta para auxiliar em nossas decisões. 

Referências: 

https://metricasboss.com.br/4-dashboard-com-versoes-gratis-para-voce-visualizar-seus-resultados-de-forma-pratica-e-rapida.htmlhttps://blog.in1.com.br/business-intelligence-e-dashboards-customizados-use-os-dados-a-seu-favor?gclid=EAIaIQobChMIpOOX-aei5gIViAmRCh2tcA60EAAYAyAAEgJpK_D_BwEhttps://datastudio.google.com/overviewhttps://www.datadeck.com/en/https://www.cyfe.com/https://www.zoho.com/