quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Exemplo de Dashboard: MSI Afterburner

Nas últimas semanas tive a curiosidade de saber o desempenho do meu notebook em jogos, por ter uma placa gráfica de entrada sei que não posso abusar muitos nos gráficos. Para ser mais específico a configuração dele é:

Processador: AMD Ryzen 7 2700U
Memória RAM: 8 GB
Placa Gráfica Dedicada: AMD Radeon 540 2GB

Por ser um processador Ryzen 7, também possui Gráficos Integrados que é a Vega 10, mas por ser mais fraca que a dedica, deixei ela de lado.

Mas o que tem haver desempenho em games e dashboards? Então, eu encontrei um software interessante para acompanhar o desempenho da minha placa gráfica nos jogos e ele se chama Afterburner, da empresa chinesa MSI. E vejam só, sua principal interface é um dashboard.
Nele você pode acompanhar a frequência da GPU, a frequência da memória, a temperatura da placa e seu consumo de energia, além de oferecer um gráficos para cada uma dessas informações.


O produtores desse programa também pensaram numa forma de acompanhar as informações ao mesmo tempo que se está na jogatina. Na instalação do Afterburner, vem outro programa chamado Riva Turner que tem a principal função de mostrar os indicadores no canto da tela enquanto outras tarefas estão rodando no sistema.


Conclusão disso tudo é que agora tenho uma boa noção do que minha máquina é capaz. Isso ajuda bastante na hora de configurar os gráficos de cada game, ou seja, posso fazer testes em tempo real com retorno de informações como uso da CPU e GPU, o FPS(frames por segundo) da aplicação, uso de memória RAM, etc. Todos esses indicadores lhe ajudaram a escolher o nível configuração gráfica mais indicado para rodar no seu PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário