domingo, 1 de março de 2020

Templates de dashboard

Fazer um dashboard do zero dá muito trabalho, por isso a gente separou essas listas de templates para acelerar seu desenvolvimento evitando que você perca tempo com a estrutura básica do dashboard.

37 Best Free Dashboard Templates For Admins 2020
Open-Source and Free Dashboard Templates

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Indicação de Referencia:



       Na imagem acima apresento Stephen Few, especialista na arte de mostrar dados. Trabalhou por mais de 30 anos como consultor e educador de TI, hoje trabalha como diretor e consultor na consultoria Perceptual Edge, autor de vários livros, dentre eles Signal e o Tear dos Dados. 
        Também aproveito este post para deixar um link de seu site para quem desejar aprender um pouco mais sobre Dashboards e análise de dados. 


                                                       Link:  http://www.perceptualedge.com/


A relação entre Sistemas de Apoio a Decisão e Dashboards


fonte: https://trabsi.files.wordpress.com/2011/05

      Os Sistemas de Apoio a decisão, também chamados de SAD, são sistemas que auxiliam pessoas a tomarem decisões de forma inteligente e mantém informadas do andamento dos processos de seu projeto, ou seja, dão suporte à tomada de decisão dos gestores. Neste sentido, utilizam-se de uma série de conceitos, técnicas e ferramentas para transformar dados em informações úteis, nesse contexto inserem-se os Dashboards como uma ferramenta para análise desses dados, podendo ser aplicado tanto no nível operacional, tático ou estratégico.


Fonte: <https://trabsi.wordpress.com/2011/05/19/sistemas-de-apoio-a-decisao-sad/> acesso em 22 de dez. de 2019.
           <https://www.e-setorial.com.br/blog/210-o-poder-dos-sistemas-de-apoio-a-decisao-sad> acesso em 22 de dez. de 2019.

Apresentação do Seminário sobre Dashboard

Olá,
Abaixo está a apresentação do nosso seminário sobre Dashboard:

KPIs de Gerenciamento de Projetos


Olá,
Vimos aqui o que são KPIs e como definir seus objetivos. Neste post, serão apresentados alguns KPIs de Gerenciamento de Projetos.

Antes de iniciar o gerenciamento de projetos é necessário definir quais KPIs usar para garantir o êxito do projeto. Definir indicadores para cada etapa da implementação de um projeto é fundamental para melhorar os resultados e orientar a equipe.

As KPIs são fundamentais para monitorar e avaliar como está o andamento do projeto. Através de seu uso é possível avaliar se as metas estabelecidas no projeto estão sendo alcançadas, identificar avanços ou corrigir erros, além de permitir a comparação com o desempenho de projetos anteriores.

E quais são as principais KPIs para o gerenciamento de projetos?
 
  • Prazos - O prazo de entrega de cada etapa do projeto é um fator determinante para que o projeto seja concretizado de acordo com o planejamento. Assim, é necessário estabelecer KPIs que mostram se os prazos estão sendo cumpridos. Essa é uma forma de monitorar o andamento do projeto e programar melhorias, caso necessário.
  • Produtividade - Ter KPIs de produtividade que mostrem como cada membro está se saindo em sua função e se as responsabilidades de cada um estão sendo cumpridas com qualidade e da forma correta é de grande importância no gerenciamento de projetos. Assim, avaliando como os profissionais conseguem entregar resultados, a empresa contará com meios mais inteligentes de identificar gargalos.
  • Orçamento - Estabelecer KPIs de avaliação dos gastos durante cada fase e para cada equipe é uma forma de controlar os gastos e identificar desperdícios. Quando o negócio identifica como o orçamento é executado e a aderência de cada time ao uso de suas verbas, fica mais fácil para os lideres avaliarem em que ponto os desperdícios ocorrem.
  • Satisfação - Monitorar feedbacks do cliente é uma das principais formas de entender se o projeto está satisfatório e esse KPI será muito importante para entregas futuras.
  • Retorno sobre investimento (ROI) - Esse é um dos KPIs mais importantes na gestão de projetos. Esse indicador deve ser calculado no inicio e no fim do projeto. A primeira avaliação ajuda a empresa no alinhamento das expectativas e garante uma visão mais abrangente sobre a qualidade do planejamento. Já após a entrega do projeto, a análise facilita a identificação de problemas e a criação de medidas que possam aumentar um ROI baixo.

FONTE: https://robsoncamargo.com.br/blog/KPI

Dashboard no meu Trabalho

Gostaria de compartilhar minha experiência com uma Dashboard utilizada nas atividades diárias do setor onde faço parte. Sou estagiário do TRE-SE a quase um mês e estou lotado na Seção de Suporte Operacional que é responsável pela gerência da infraestrutura da rede de todo o tribunal. Para dar conta do monitoramento de toda rede do estado que é composta pela sede, central de atendimento e cartórios, utilizamos o ZABBIX. 

Resultado de imagem para zabbix

O ZABBIX permite o monitoramento em tempo real de uma rede por meio de Dashboards que são compostas por: gráficos, mapas representativos, lista de avisos destacados por cores que representam o nível de importância, tabelas, etc. Na sala, utilizamos 2 telas de 42 polegadas cada, fixadas na parede onde todos da equipe podem visualizar com facilidade. Em uma tela, foi configurada a exibição do mapa do estado de Sergipe e nele a representação da rede de todas zonas eleitorais e o status de cada uma. Ao lado do mapa é exibido uma tabela contendo os avisos de queda na rede ou algum erro no tráfico de dados. Na outra tela são exibidos vários gráficos com o fluxo de dados, consumo de banda, taxa de download, envio de emails, etc. Com essa informações conseguimos tratar cada caso com o conhecimento a situação necessário para chegar até a solução. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

KPIs: O que são os Indicadores-chave de Desempenho?



Olá,
Neste post falaremos sobre KPIs, o que são e como definir seus objetivos.

Acompanhar o desempenho de uma organização não é um processo fácil, isso porque, quanto maior o tamanho da empresa e o número de stakeholders envolvidos, maior a dificuldade de se medir as etapas e processos separadamente.

O KPI ou Key Performance Indicator ou ainda Indicador-chave de Desempenho permite que gestores, analistas e equipes de trabalho façam um acompanhamento constante da performance do negócio ou da atividade da empresa. Além disso, é através dos KPIs que são criadas ações de melhorias nos pontos identificados como problemáticos. Esses pontos problemáticos podem ser atividades ou processos que não estejam contribuindo de forma significativa para o sucesso da empresa.

Mas o que é um KPI?
 
Os KPIs são importantes ferramentas de gestão para o acompanhamento do nível de desempenho ou sucesso de um objetivo da empresa. Eles auxiliam na medição do sucesso de uma organização em uma meta especifica ou na estratégia geral, permitindo um acompanhamento sistemático dos objetivos.

Como construir um KPI?
 
Construir um KPI nem sempre é fácil. Um dos grandes desafios na sua construção é a definição da meta a ser alcançada. É preciso que o gestor saiba exatamente aonde quer chegar e quais são os passos necessários para atingir esse objetivo.

Para se definir os objetivos dos KPIs é preciso definir quando e onde se quer chegar. Para isso é preciso usar algum tipo de metodologia de definição de objetivos, como a metodologia SMART - specific, measurable, attainable, relevant e time-bound. Na tradução para português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Um exemplo do uso dessa metodologia pode ser visto abaixo:

Exemplo de objetivo: aumentar o ticket médio por cliente em 35%, mensurado por meio de software financeiro, em um prazo de 2 anos.


(S) Específico: ticket médio por cliente;
(M) Mensurável: medido por meio de software financeiro;
(A) Atingível: lançamento de novos benefícios para agregar valor ao produto/serviço;
(R) Relevante: o aumento do ticket médio permite maior saúde financeira par a empresa;
(T) Temporizável: durante um ano.

Como a implementação de um KPI impacta no meu negócio?
 
Quando um KPI é bem aplicado ele pode causar grandes benefícios para um negócio, por exemplo: O rastreamento de gargalos operacionais e problemas internos pode ser realizado com maior agilidade e segurança. Utilizando KPIs, o gestor tem uma visão ampla sobre como cada parte do negócio funciona (a partir dos indicadores), podendo otimizar recursos conforme for necessário.




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Bibliotecas para plotagem de gráficos para diferentes linguagens

Seja qual linguagem ou plataforma você esteja usando para seu dashboard, provavelmente existe um boa biblioteca open source disponível. Construímos uma lista para te ajudar a achar a que você precisa.

Javascript

Chart.js

C#

Live Charts

Java

Knowm

Swift / Objective-C

Charts

Android

MPAndroidChart

PHP

PHPlot

Python

Matplotlib

Ruby

Chartkick

Quando você usa dashboard

tem que tomar decisões

Origem da Palavra

Resultado de imagem para carruagem

fonte: https://www.materiaincognita.com.br/the-fayton-uma-carruagem-de-vidro-para-o-terceiro-milenio/

Há muito tempo atrás, a palavra dashboard era originalmente utilizada para nomear o painel de madeira que ficavam na frente na frente das carruagens. Esses painéis tinha como função proteger da lama e de pequenas pedra que poderiam ser lançadas na direção do condutor e dos passageiros, pois as carruagens eram movidas a cavalo e o galope produz esse efeito.

Posteriormente, a carruagem deixou o cavalo e passou a usar motor a combustão e se tornaram carro, com isso, a proteção frontal contra detritos não era mais necessária e seu lugar foi utilizado para alocar instrumentos que diz respeito ao estado do mesmo, como velocímetro e contador de combustível. Este painel de instrumentos, utilizado para o status do veículo em tempo real, levou esse conceito para a palavra dashboard.

Agora, o que tem a ver uma peça de madeira com um painel de bordo? Acredito que esse neologismo ocorreu por 2 motivos: o primeiro é a localização, uma coisa ocupou o lugar da outra, o segundo é a abreviação, pois painel de instrumentos é um substantivo composto e dashboard é uma palavra única, o que torna mais fácil a pronuncia e a escrita.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Dashboard em diferentes níveis organizacionais


fonte: https://wiki.redejuntos.org.br/trails/fazer-gestao-de-projetos-estrategicos

Nível Estratégico.

               Dashboards aplicados no nível estratégico permite aos gestores da empresa direcionar recursos para atingir objetivos a longo prazo. O tipo de informação presente tem caráter comparativo e, muitas vezes leva em consideração dados de exercícios passados que permitam fazer comparações sobre a evolução do negócio. 

Nível Tático.

               Os dashboards a nível tático devem permitir que os gestores façam investimentos a médio prazo. Ele parece com os dashboard a nível estratégico com a diferença de que estes são de responsabilidade da alta gerência permitindo o cruzamento de informações que podem levar a mudanças operacionais.

Nível Operacional.

            No nível operacional os dashboards apresentam as métricas que devem ser acompanhadas pela equipe operacional garantindo assim um alto desempenho da empresa. Esse dashboard deve está disposição dos seus operadores permitindo a identificação de problemas e falhas nos processos representados pelos indicadores.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Os 9 tipos de visualização de dados mais usados

  1. Números

  2. A forma mais simples, objetiva e de fácil leitura. Dá um rápido entendimento de um KPI. Recomendado para mostrar os dados mais importantes de forma resumida, por isso usado em exagero pode tornar o dashboard superficial e visualmente poluído. Um indicador comparando o período atual com o anterior facilita o entendimento do usuário.


  3. Gráfico de linha

  4. Seu propósito é mostrar como os dados mudam ao longo de um perído de tempo. Para facilitar a leitura, mantenha o número de linhas (variáveis) o menor possível.


  5. Mapas

  6. Mostram dados geográficos. Devem ser evitados para outros tipos de dados e, quando usados, não devem conter marcadores de localidade para não comprometer sua legibilidade.


  7. Gráfico de barra

  8. São perfeitos para comparações e se os rótulos são muito longos. Ordene-o por valor ou por ordem alfabética.


  9. Gráfico de pizza

  10. Demonstram a composição de uma variável em período fixo de tempo. Use quando a soma das partes resulta em 100% e evite usar uma quantidade grande de partes.


  11. Gráfico de velocímetro

  12. Mostram um valor único dentro de um total, por exemplo, o valor atual comparado com o objetivo.


  13. Gráfico de dispersão

  14. Mostra correlação em um conjunto grande de dados, por isso não deve ser usado caso esses dois requisitos não existam.


  15. Gráfico aranha

  16. Usado para avaliar duas ou mais coisas usando mais de três aspectos que podem ser quantificados de forma similar.


  17. Tabela

  18. Mostram uma grande quantidade de dados de forma precisa e simples. Pode ser facilmente usada e entendida por qualquer tipo de usuário devido a sua tradicionalidade.



Fonte: Datapine