sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

KPIs: O que são os Indicadores-chave de Desempenho?



Olá,
Neste post falaremos sobre KPIs, o que são e como definir seus objetivos.

Acompanhar o desempenho de uma organização não é um processo fácil, isso porque, quanto maior o tamanho da empresa e o número de stakeholders envolvidos, maior a dificuldade de se medir as etapas e processos separadamente.

O KPI ou Key Performance Indicator ou ainda Indicador-chave de Desempenho permite que gestores, analistas e equipes de trabalho façam um acompanhamento constante da performance do negócio ou da atividade da empresa. Além disso, é através dos KPIs que são criadas ações de melhorias nos pontos identificados como problemáticos. Esses pontos problemáticos podem ser atividades ou processos que não estejam contribuindo de forma significativa para o sucesso da empresa.

Mas o que é um KPI?
 
Os KPIs são importantes ferramentas de gestão para o acompanhamento do nível de desempenho ou sucesso de um objetivo da empresa. Eles auxiliam na medição do sucesso de uma organização em uma meta especifica ou na estratégia geral, permitindo um acompanhamento sistemático dos objetivos.

Como construir um KPI?
 
Construir um KPI nem sempre é fácil. Um dos grandes desafios na sua construção é a definição da meta a ser alcançada. É preciso que o gestor saiba exatamente aonde quer chegar e quais são os passos necessários para atingir esse objetivo.

Para se definir os objetivos dos KPIs é preciso definir quando e onde se quer chegar. Para isso é preciso usar algum tipo de metodologia de definição de objetivos, como a metodologia SMART - specific, measurable, attainable, relevant e time-bound. Na tradução para português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Um exemplo do uso dessa metodologia pode ser visto abaixo:

Exemplo de objetivo: aumentar o ticket médio por cliente em 35%, mensurado por meio de software financeiro, em um prazo de 2 anos.


(S) Específico: ticket médio por cliente;
(M) Mensurável: medido por meio de software financeiro;
(A) Atingível: lançamento de novos benefícios para agregar valor ao produto/serviço;
(R) Relevante: o aumento do ticket médio permite maior saúde financeira par a empresa;
(T) Temporizável: durante um ano.

Como a implementação de um KPI impacta no meu negócio?
 
Quando um KPI é bem aplicado ele pode causar grandes benefícios para um negócio, por exemplo: O rastreamento de gargalos operacionais e problemas internos pode ser realizado com maior agilidade e segurança. Utilizando KPIs, o gestor tem uma visão ampla sobre como cada parte do negócio funciona (a partir dos indicadores), podendo otimizar recursos conforme for necessário.




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