Origem da Palavra
fonte: https://www.materiaincognita.com.br/the-fayton-uma-carruagem-de-vidro-para-o-terceiro-milenio/
Há muito tempo atrás, a palavra dashboard era originalmente utilizada para nomear o painel de madeira que ficavam na frente na frente das carruagens. Esses painéis tinha como função proteger da lama e de pequenas pedra que poderiam ser lançadas na direção do condutor e dos passageiros, pois as carruagens eram movidas a cavalo e o galope produz esse efeito.
Posteriormente, a carruagem deixou o cavalo e passou a usar motor a combustão e se tornaram carro, com isso, a proteção frontal contra detritos não era mais necessária e seu lugar foi utilizado para alocar instrumentos que diz respeito ao estado do mesmo, como velocímetro e contador de combustível. Este painel de instrumentos, utilizado para o status do veículo em tempo real, levou esse conceito para a palavra dashboard.
Agora, o que tem a ver uma peça de madeira com um painel de bordo? Acredito que esse neologismo ocorreu por 2 motivos: o primeiro é a localização, uma coisa ocupou o lugar da outra, o segundo é a abreviação, pois painel de instrumentos é um substantivo composto e dashboard é uma palavra única, o que torna mais fácil a pronuncia e a escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário