sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

15 regras para um dashboard perfeito

Tão importante quanto o código por trás do dashboard é a interface à frente. Ela é responsável pela comunicação do sistema com o usuário, logo a aplicação de padrões de design ajudam a sua usabilidade.



  1. Foque em um alvo
  2. Tenha sempre em mente seus objetivos e seus usuários. Eles são fundamentais para definir o que e como será exibido.

  3. Mantenha tudo ao alcance da visão
  4. Mostre toda a informação relevante sem a necessidade de interação do usuário.

  5. Mantenha a simplicidade
  6. Tudo o que é desnecessário deve ser removido, caso contrário pode se tornar um obstáculo para o usuário.

  7. Alinhe os elementos
  8. Uma melhor organização visual ajuda na comunicação da informação além de passar um aspecto mais profissional.

  9. Seja consistente
  10. Consistência facilita o aprendizado do usuário e a operação do dashboard.

  11. Destaque as informações mais relevantes
  12. Organize as informações de acordo com uma hierarquia de importância.

  13. Seja claro
  14. Use legendas e outras ferramentas para comunicar as informações de forma clara.

  15. Comece do zero
  16. Gráficos com eixos devem ser usados com cuidado.

  17. Diminua os números
  18. Mostre a quantidade de casas decimais necessárias para passar uma ideia geral.

  19. Mostre o contexto
  20. Números só possuem significado em meio a um contexto.

  21. Escolha as cores certas
  22. Siga convenções de significados, mantenha padrões do dashboard e considere que seu usuário pode ser daltônico.

  23. Crie dashboards, não relatórios
  24. Dashboards servem para dar uma ideia geral, por isso nem todos os detalhes são bem-vindos.

  25. Mostre variações
  26. Indique como os números atuais se comparam com os anteriores.

  27. Deixe o ruído de fora
  28. Não sugira relações que não existem.

  29. Escolha o gráfico certo
  30. Cada tipo de gráfico possui suas características próprias e é mais adequado para certos objetivos.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Como ter sucesso com o dashboard de gestão de projetos?

Olá pessoal,

Semana passada começamos a falar sobre o uso do Dashboard na Gestão de Projetos. Hoje falaremos sobre como um gestor pode ter sucesso usando o dashboard na gestão dos seus projetos.

Segue abaixo a lista das medidas que devem ser adotadas para que o uso do Dashboard na Gestão de Projetos seja um sucesso:

1. Use o dashboard como inteligência de negócio
 
O dashboard não deve ser usado pelo gestor apenas para o acompanhamento dos projetos em andamento. Ele deve ser utilizado para insights e tomadas de decisão em todo o negócio;

2. Apresente as informações mais relevantes para as decisões estratégicas
 
Antes do dashboard ser utilizado na gestão de projetos é preciso saber com exatidão quais perguntas ele irá responder. Depois de ter feito um mapeamento bem feito dos dados mais relevantes e das informações decisivas para a estratégia é que vai ser possível configurar adequadamente o que o dashboard deverá monitorar e apresentar.

A depender dos objetivos da gestão, o dashboard poderá exibir informações sobre o andamento dos projetos, vendas, finanças, produção e etc. Isso permite que os resultados sejam analisados possibilitando modificações na estratégia ou intensificação nas ações.

3. Compartilhe o dashboard de gestão de projetos
 
Ao fazer a analise das tecnologias disponíveis é preferível que o gestor escolha aquela que permite o compartilhamento dos indicadores de desempenho com toda a equipe. Assim, todos que estão envolvidos com o projeto estarão empenhados em suas metas, e atingirão os resultados com maior precisão.

4. Garanta que as informações do dashboard estejam integradas
 
Ao invés de usar soluções que necessitam de coleta e inserção manual de registros, é ideal optar por ferramentas que usam diferentes fontes de dados de forma autônoma e unificam as informações que foram coletadas.
 
Assim a medida que o sistema é alimentado com informações pela equipe, o dashboard é atualizado em tempo real.

5. Evite alterar o dashboard
 
Depois que o dashboard é criado ele passa a ser consultado com frequência, tornando-se parte da cultura organizacional do negocio e serve como um termômetro tanto para os gestores quanto para a equipe. Por isso, é necessário evitar que indicadores sejam incluídos ou excluídos todos os dias, pois isso prejudicaria muito a estabilidade do dashboard.
 
Alterações podem ser feitas desde que, elas tenham sido bem estudadas e aprovada por todas as partes interessadas antes que seja implementada. 












sábado, 7 de dezembro de 2019

Como o dashboard auxilia na gestão de projetos?

Olá!

Depois de termos introduzido o Dashboard, hoje falaremos sobre o seu uso na Gestão de Projetos. Afinal de contas estamos falando dos Dashboards por que esse é o nosso tema de seminário na disciplina de Gerência de Projetos, então devemos saber o que ele trás de beneficio para essa área.

Nos dias de hoje, ter sucesso na gerência de projetos não é apenas um diferencial competitivo entre as empresas, mas também é uma questão de sobrevivência. Isso por que, o gerenciamento de projetos é uma questão importante na otimização de resultados.

Sendo assim, o dashboard pode ser usado para que gestores e empresários possam, de maneira sistemática, ter acesso as informações mais importantes sobre o desempenho e a evolução de um projeto. Com essas informações é possível controlar prazos, custos, riscos, recursos humanos, contratações e etc. de um projeto.

Uma outra vantagem do uso de dashboards na gerência de projetos é que, através das informações apresentadas, os gestores podem detectar áreas onde é necessário que haja uma maior concentração dos esforços ou detectar informações que precisam receber maior atenção, pois são realmente relevantes para o projeto.

Abaixo se encontra um exemplo de Dashboard de Gerenciamento de Projetos:
 


Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/como-um-dashboard-para-gestao-de-projetos-pode-ajudar-nas-decisoes/
https://blog.luz.vc/excel/confira-10-exemplos-de-dashboards/

Ferramentas On-line e com versões grátis.

                  Neste post apresento 4 sites para criação de Deshboarde on-line e que possuem versões grátis.

1º - DataDeck

      O DataDeck, um dos mais usados pelas grandes corporações, possue mais de 100 fontes de dados para integrar tudo em um só Deshboard, algumas dessas fontes são redes sociais.
       As sincronizações entre as fontes de dados e o DataDeck são práticas e a ferramenta possui templates para te ajudar a montar o dashboard ideal para o seu negócio.    


Fonte: https://www.datadeck.com/
Saiba mais neste link: https://www.datadeck.com/

2º - Google Data Studio

         O Google Data Studio integra diversas fontes de dado do próprio Google como o Google Analytics, Google Ads e qualquer outro dado que você coloque na Planilha do próprio Google.
           O Google Data Studio é uma ferramenta muito simples e muito intuitiva, sua única desvantagem é que ele não integra com nada além dos produtos do próprio Google.

Fonte: https://datastudio.google.com/overview

Visite o site através deste link: https://datastudio.google.com/overview

3º - Zoho

                O Dashboard do Zoho permite que você integre mais de 100.000 fontes de dados com a ferramenta. É possível importar de diversas fontes como diferentes tipos de arquivos como CSV, HTML,XML entre outros.
               A ferramenta é muito simples, toda baseada em “selecionar e arrastar” facilitando a  montagem do seu dashboard e já vem também com templates prontos!
         Mesmo na versão free, é possível criar ilimitados números de Dashboards na ferramenta. Porém existe uma limitação quanto ao número de pessoas que podem ter acesso, sendo apenas duas na versão free. Então se o Dashboard é só para você e mais uma pessoa, o Zoho pode ser uma opção bem viável.
Fonte: https://www.zoho.com/

4º - Cyfe

                Essa ferramenta permite que em um único Dashboard você obtenha dados desde CRM e de ferramentas como Google Analytics, como também de diversas redes sociais. Além disso possui um modo “televisão”, que permite que mais de um dashboard fique na tv, trocando automaticamente de um para o outro.
           Para versão paga existem algumas funcionalidades diferentes, como alertas via SMS ou email. A Cyfe possui muitas outras funcionalidades interessantes.
Fonte: https://www.cyfe.com/
Acesse aqui para conferir: https://www.cyfe.com/
             Espero ter ajudado você com essas dicas, é muito importante escolher uma boa ferramenta para auxiliar em nossas decisões. 

Referências: 

https://metricasboss.com.br/4-dashboard-com-versoes-gratis-para-voce-visualizar-seus-resultados-de-forma-pratica-e-rapida.htmlhttps://blog.in1.com.br/business-intelligence-e-dashboards-customizados-use-os-dados-a-seu-favor?gclid=EAIaIQobChMIpOOX-aei5gIViAmRCh2tcA60EAAYAyAAEgJpK_D_BwEhttps://datastudio.google.com/overviewhttps://www.datadeck.com/en/https://www.cyfe.com/https://www.zoho.com/

sábado, 30 de novembro de 2019

Qual tipo de Dashboard escolher?


Depois dos três tipos de dashboard terem sido apresentados você deve estar se perguntando: Qual deles eu devo escolher? Hoje veremos o que é preciso levar em consideração para escolher o tipo certo de dashboard.

Para escolher o tipo certo de dashboard é analisar os seguintes pontos:

1. Requisitos básicos de um relatório de BI da empresa:
  • Identificar o que está impulsionando a necessidade de uma solução de dashboard e definir o escopo do projeto - os dashboards operacionais possuem um conhecimento de dados que são sensíveis ao tempo; os estratégicos analisam KPIs organizacionais; e os analíticos, fornecem tendências ou insights mais profundos;
  • Definir quem serão os usuários do dashboard - os dashboards operacionais tem como usuários os gerentes de negócios e usuários corporativos, os estratégicos tem como usuários os executivos e diretores e os analíticos tem como usuários os analistas de negócios, de dados e os executivos da empresa;
  • Identificar "gaps" que pode ser usada no desenvolvimento de um conjunto de métricas que serão usadas como base para o desenvolvimento do dashboard. A depender da frequência necessária, é recomendado um tipo de dashboard - os dashboards operacionais são ideais para desempenhos diários; os estratégicos, para analises de desempenho mensal e trimestrais; e os analíticos para analisar problemas de desempenho e os desempenhos semanal;
  • Identificar o que se espera alcançar utilizando dashboard e alinhar essas metas à estratégia geral do departamento ou empresa - o dashboard operacional são utilizados para conscientizar funcionários e para acompanhamento de métricas; os estratégicos ajudam nos objetivos estratégicos, como atingir métricas e KPIs; e os analíticos oferecem uma visão dos objetivos do Analytics.

2. Requisitos de relatórios técnicos:
 
  • Aproveitar os dados existentes - os dashboards operacionais oferecem APIs de ferramentas, banco de dados e dados de planilhas; os estratégicos oferecem tudo que o operacional oferece mais o data warehouse; e os analíticos fornecem apenas data warehouse e banco de dados;
  • Identificar os requisitos de latência de dados - os dashboards operacionais possuem baixa latência, é sensível ao tempo e trabalha em tempo real; os estratégicos possuem atualizações incrementais e necessidades de informações precisas e corretas; e os analíticos trabalham com alta latência e dados precisos.
  • Identificar quantas fontes de dados estão sendo usadas e onde os dados residem -  os dashboards operacionais melhoram a visibilidade em vários sistemas e aplicativos já os estratégicos e analíticos possuem diversas origens de dados em um único dashboard;

Bom pessoal por hoje é só. Até mais!

O que é gaps? https://www.significados.com.br/gaps/

Fonte: https://www.reamp.com.br/blog/2018/09/dashboards-o-que-sao-e-quais-sao-os-seus-tipos/

sábado, 23 de novembro de 2019

Dashboard Analítico

Olá!

Chegamos ao nosso último post sobre os tipos de dashboard. Hoje apresentaremos o Dashboard Analítico.

O Dashboard Analítico é um dashboard usado pelas empresas para descobrir padrões e tendências especificas. Através da analise de grandes volume de dados, esse dashboard permite que seus usuários investiguem tendências, prevejam resultados e descubram insights.

Normalmente, esse tipo de dashboard é desenvolvido ou projetado por analistas de dados. É por esse motivo que ele é mais comum em ferramentas de Business Intelligence. Além disso, os dados que alimentam esse dashboard devem ser precisos e atualizados com pouca frequência.

Através desses dados é possível perceber, por exemplo, os resultados de ações internas e também as reações do mercado em relação a produtos ou serviços lançados. Isso é uma forma de medir os impactos causados por cada decisão tomada, sendo possível interferir e corrigir, com maior rapidez, os desvios para evitar desperdícios e prejuízos.

Abaixo pode ser visto um exemplo de Dashboard Analítico: o dashboard MRR / Accounts.





Fonte: http://www.businessinteligente.com.br/2017/04/28/escolhendo-o-tipo-correto-de-dashboard/
https://www.opservices.com.br/exemplos-de-dashboards/
https://www.reamp.com.br/blog/2018/09/dashboards-o-que-sao-e-quais-sao-os-seus-tipos/

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Exemplo de Dashboard: MSI Afterburner

Nas últimas semanas tive a curiosidade de saber o desempenho do meu notebook em jogos, por ter uma placa gráfica de entrada sei que não posso abusar muitos nos gráficos. Para ser mais específico a configuração dele é:

Processador: AMD Ryzen 7 2700U
Memória RAM: 8 GB
Placa Gráfica Dedicada: AMD Radeon 540 2GB

Por ser um processador Ryzen 7, também possui Gráficos Integrados que é a Vega 10, mas por ser mais fraca que a dedica, deixei ela de lado.

Mas o que tem haver desempenho em games e dashboards? Então, eu encontrei um software interessante para acompanhar o desempenho da minha placa gráfica nos jogos e ele se chama Afterburner, da empresa chinesa MSI. E vejam só, sua principal interface é um dashboard.
Nele você pode acompanhar a frequência da GPU, a frequência da memória, a temperatura da placa e seu consumo de energia, além de oferecer um gráficos para cada uma dessas informações.


O produtores desse programa também pensaram numa forma de acompanhar as informações ao mesmo tempo que se está na jogatina. Na instalação do Afterburner, vem outro programa chamado Riva Turner que tem a principal função de mostrar os indicadores no canto da tela enquanto outras tarefas estão rodando no sistema.


Conclusão disso tudo é que agora tenho uma boa noção do que minha máquina é capaz. Isso ajuda bastante na hora de configurar os gráficos de cada game, ou seja, posso fazer testes em tempo real com retorno de informações como uso da CPU e GPU, o FPS(frames por segundo) da aplicação, uso de memória RAM, etc. Todos esses indicadores lhe ajudaram a escolher o nível configuração gráfica mais indicado para rodar no seu PC.

sábado, 16 de novembro de 2019

Dashboard Estratégico

Olá,

Continuando nossa postagem sobre os tipos de dashboard, hoje falaremos sobre o Dashboard Estratégico.

O Dashboard Estratégico monitora o status dos principais indicadores de desempenho (KPIs). Através desse monitoramento é possível identificar se a estratégia de negocio está funcionando ou até mesmo projetar um plano de ação visando o crescimento da empresa. 

Esse tipo de dashboard é normalmente usado por executivos e seus dados são atualizados periodicamente em intervalos menos frequentes que o dashboard operacional. Ele pode ser visualizado uma vez por dia e ajuda os executivos a ficarem sempre a par dos KPIs de toda a empresa por meio de visualizações de dados simples.

Abaixo é apresentado um exemplo de dashboard estratégico, o SaaS CEO. Esse dashboard monitora KPIs em toda a organização usando visualização de dados simples.






No próximo post falaremos sobre o último tipo de dashboard, o Dashboard Analítico. Até mais!

Fonte: https://www.reamp.com.br/blog/2018/09/dashboards-o-que-sao-e-quais-sao-os-seus-tipos/
https://neilpatel.com/br/blog/dashboard-o-que-e/
http://www.businessinteligente.com.br/2017/04/28/escolhendo-o-tipo-correto-de-dashboard/

sábado, 9 de novembro de 2019

Tipos de Dashboard

Olá!
Falamos aquiaqui sobre por que usar um dashboard e quais são seus benefícios. A partir de hoje falaremos sobre os tipos de dashboard e apresentaremos alguns exemplos. Neste post, apresentaremos somente o Dashboard Operacional, os outros tipos de dashboard serão apresentados nos próximos posts.

Sabemos que o dashboard oferece inúmeros benefícios para as empresas que resolvem adotá-los e um desses benefícios é o de auxiliar um gestor na tomada de decisões. Mas para que o dashboard seja realmente um auxiliador na tomada de decisões, o gestor precisa saber de qual tipo de dashboard ele precisa pra o seu negócio.

Existem três tipos de dashboards:
- O Dashboard Operacional
- O Dashboard Estratégico
- O Dashboard Analítico

O Dashboard Operacional informa o que está acontecendo no momento. Ele monitora os processos de negócio que costumam mudar frequentemente e também rastreia o desempenho atual de métricas-chave e KPIs.

Esse tipo de dashboard foi projetado para ser exibido várias vezes ao longo do dia, pois os dados são atualizados com muita frequência, às vezes até mesmo de minuto a minuto. Além disso, é utilizado para monitorar o progresso em direção à um alvo.

Existem vários exemplos de Dashboard Operacional. Alguns deles são: dashboard que apresenta as informações em tempo real sobre a produção de uma fábrica, dashboard que apresenta informações sobre a disponibilidade da infraestrutura de TI ou rede de telecomunicações, dashboard que apresenta as informações sobre preços, estoque, status dos anúncios entre outros detalhes de um processo de e-commerce.

Um outro exemplo é um dashboard Diário da Web que rastreia o desempenho em tempo real da internet em relação a objetivos predeterminados para uma equipe de marketing digital. Abaixo apresentamos uma imagem desse dashboard:




No próximo post, falaremos sobre o Dashboard Estratégico. Até mais!


Fonte: http://www.businessinteligente.com.br/2017/04/28/escolhendo-o-tipo-correto-de-dashboard/
https://www.reamp.com.br/blog/2018/09/dashboards-o-que-sao-e-quais-sao-os-seus-tipos/
https://www.opservices.com.br/o-que-e-um-dashboard/

sábado, 2 de novembro de 2019

Benefícios do uso de um dashboard

Olá,
Na semana passada falamos aqui sobre por que deveríamos usar o dashboard na gestão do nosso negócio e conhecemos um dos seus benefícios, que é o de auxiliar o gestor na tomada de decisões. Hoje listaremos alguns outros benefícios do dashboard.

Quando uma empresa adota o dashboard para auxiliar na gerência de seus negócios ou projetos ela pode se aproveitar de todos os benefícios que ele oferece. Abaixo listamos alguns desses benefícios:

1 - Através do dashboard é possível perceber oportunidades de negócios. Como o dashboard reúne em um só lugar todos os dados relevantes para a empresa, o gestor e a sua equipe podem, através de um insight, perceber entre esses dados uma oportunidade de negócio.

2 - É possível detectar riscos através do dashboard. Por conta da forma como o dashboard organiza os dados, é possível que o gestor e sua equipe detectem riscos que não foram vistos durante o planejamento de um projeto ou ainda que eles acabem descobrindo que um risco que eles haviam subestimado é na verdade muito grave para o negócio.

3 - O dashboard permite que toda equipe colabore na construção do negócio. Isso por que o compartilhamento dos dados, principalmente sobre o desenvolvimento do trabalho e os êxitos alcançados pela empresa, podem motivar os membros da equipe fazendo com que eles fiquem mais comprometidos com as atividades, com a resolução de pendências entre outras coisas. Dessa forma a equipe pode se tornar mais colaborativa.

4 - Usar dashboards pode melhorar o uso de software de gerenciamento de projetos. Por conta da complexidade de muitos desses softwares, eles acabam sendo deixados de lado pelos membros da equipe. Como o dashboard reúne todos os dados coletados por esses softwares em um só lugar e ainda faz isso de forma intuitiva, a equipe pode usá-lo constantemente para ter uma noção do que está acontecendo no negócio, o que eles precisam melhorar ou corrigir e etc.

Existem ainda outros benefícios do dashboard que não foram citados nesse post. Mas podemos perceber, através dos que foram citados, o quão benéfico é o uso dos dashboards nas empresas.

Fonte: https://artia.com/blog/quais-as-vantagens-em-utilizar-dashboards-para-os-seus-projetos/
https://www.brascomm.net.br/porque-utilizar-dashboards-nas-tomadas-de-decisoes/
https://www.opservices.com.br/beneficios-dos-dashboards/

As 3 partes básicas de um dashboard

Antes de pensarmos em linguagens, UX ou qualquer outro aspecto técnico, existe uma estrutura que está presente na maioria dos dashboards. Ela é composta por 3 elementos:
  1. Banco de dados
  2. Todos os seus dados serão armazenados em um banco de dados. Eles podem ser consultados, alterados, excluídos e incluídos quando necessário. Dessa forma, quando o usuário quiser fazer uma análise dos dados dos últimos meses da empresa, todos eles estarão salvos no mesmo lugar e disponíveis para acesso.

  3. Back-end
  4. A responsibilidade do back-end é manipular o banco de dados de acordo com os comandos do usuário. Se ele quer saber, por exemplo, qual o produto mais vendido mês passado, é papel do back-end obter os dados do banco, processá-los e enviar para exibição.

  5. Front-end
  6. Essa é a parte com a qual o usuário interage quando usa o dashboard. Ela envia a solicitação do usuário para o back-end e exibe o retorno.
Com esses 3 elementos é possível construir qualquer dashboard, independente da linguagem, framework, banco de dados ou plataforma escolhida.

Fonte:
http://thecodebug.com/structure-of-an-app/
https://www.pluralsight.com/blog/film-games/whats-difference-front-end-back-end
https://conceptainc.com/blog/difference-front-end-back-end-development/

domingo, 27 de outubro de 2019

Começando a criação de um Deshboard


Fonte: : https://blog.sage.com.br/wp-
content/uploads/2015/09/10_dicas_blog_sage_negocios.png

    Antes de iniciarmos a implementação de um deshboard propriamente dito, após definida a base de dados, temos que definir o objetivo, tendo em mente que todo deshboard deve apresentar os indicadores que serão relevantes para a tomada de decisão, respondendo as perguntas fundamentais sobre a gestão do negócio. Em seguida, devemos escolher o tipo de deshboard que melhor atendem às diversas demandas da empresa. Além disso, criar um esboço do dashboard será muito importante por que você poderá rascunhar o seu projeto de forma que poderão ser verificados erros ou incluir novas ideias que por ventura possam surgir, com isso, você conseguirá validar os dados. Devemos também criar o layout sem esquecer-se de que a concepção gráfica é primordial para o sucesso do projeto. Por fim, faremos a escolha do software para realizar o projeto, buscando aquele que melhor atenda nossas demandas, permitindo ao gestor ter uma visão centralizada dos processos de gestão com precisão e em tempo real, além de permitir a geração de relatórios, ou seja, possibilitando a visualização dos dados de diversas formas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Por que usar um dashboard na minha empresa?


Olá pessoal!!

No post anterior foi apresentado o conceito de um dashboard e pra que ele serve. Mas a pergunta que vocês podem estar se fazendo é: Por que eu deveria usá-lo no meu negócio? Responderemos essa pergunta nesse post.

Um dashboard é um auxiliador nas tomadas de decisões, isso por que ele consegue reunir em tempo real todas as informações mais importantes para a empresa. Além disso essas informações são confiáveis, pois são extraídas da própria empresa através dos sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning - Planejamento dos recursos da empresa) instalados e que integram os diversos departamentos existentes. O ERP é um software que possibilita a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

Sendo assim, um gestor em um momento de tomada de decisão pode analisar as informações apresentadas no dashboard e decidir qual é a melhor estratégia a seguir para resolver um problema ou avançar com o seu negócio. Por exemplo, o dashboard pode apresentar informações sobre os produtos mais vendidos de uma loja, através dessas informações o gestor pode decidir quanto desses produtos ele deve produzir (caso a loja produza seus próprios produtos), ou deve solicitar ao fornecedor.

Sabemos que para uma empresa, principalmente as que estão começando, gastar de dinheiro ou tempo com algo que não gera renda é colocar em risco o negócio. Por isso a importância de se usar o dashboard, pois ele permite ao gestor tomar decisões confiáveis sem colocar em riscos seus negócios por causa de decisões impensadas e com base em achismos.

No próximo post listaremos alguns benefícios de se usar um dashboard. Até mais!







Saiba mais sobre os sistemas ERP: https://www.pwi.com.br/blog/o-que-e-sistema-erp/